Skip to content

Apresentação Eletrónica | Nacionalidade

Foi publicada a Portaria n.º 344/2023, de 10 de novembro, que regulamenta a
apresentação por via eletrónica de requerimentos e declarações para efeitos de
nacionalidade por advogados e solicitadores.

AS Lawyers

1. Objeto

1.1 A Portaria n.º 344/2023, de 10 de novembro regulamenta a apresentação por via eletrónica de requerimentos e declarações para efeitos de atribuição, aquisição ou perda da nacionalidade, por advogados e solicitadores, em representação dos interessados, e a consulta de informação sobre o procedimento de nacionalidade;

1.2 O acesso à área reservada do sistema de informação de suporte à apresentação de pedidos de nacionalidade, que se encontra acessível a partir da plataforma digital da justiça, disponível em https://justica.gov.pt, depende de autenticação do utilizador, através do respetivo certificado profissional

AS Lawyers

2. Apresentação

2.1 A apresentação por via eletrónica de requerimentos e declarações de nacionalidade é efetuada através do preenchimento de formulários, aos quais se anexam os documentos que devem acompanhar o requerimento ou a declaração, de forma individualizada, de acordo com os procedimentos e instruções constantes do sistema de informação de suporte à apresentação de pedidos de nacionalidade.

2.2 A informação inserida nos formulários e os documentos anexos são refletidos num único documento que consubstancia, para todos os efeitos, o respetivo pedido, que é assinado eletronicamente com recurso a certificado de assinatura eletrónica que garanta de forma permanente a qualidade profissional do signatário.

2.3 Os documentos que acompanham o requerimento ou a declaração devem ter formato Portable Document Format (PDF), preferencialmente na versão PDF/A, não podendo exceder a dimensão de 10 MB cada.

AS Lawyers

3. Consulta

3.1 Os pedidos de nacionalidade apresentados por via eletrónica entram na lista de trabalho da conservatória à qual foram distribuídos pela ordem da respetiva submissão, sendo disponibilizada, na área reservada do sistema de informação de suporte à apresentação de pedidos de nacionalidade, informação sobre os pedidos apresentados.

AS Lawyers

Cíntia Andrade

Advogada

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Inscrita na Ordem dos Advogados Portugueses.

Mestrado em Ciências Jurídico-Civilísticas/Menção em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Dissertação em Direito Internacional Privado: “As Responsabilidades Parentais no Direito Internacional Privado”.

Pós-Graduação em Divórcio pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Coautora do livro: “Contra-Ordenações Rodoviárias”.

cintia_andrade@aslawyers.pt

Indalécio Sousa

Advogado

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Inscrito na Ordem dos Advogados Portugueses.

Mestrado em Direito na Especialidade em Ciências Jurídico-Forenses pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Dissertação em Ciências Jurídico-Forenses: “Critérios da Responsabilidade Penal das Pessoas Colectivas: A Problemática da (não) Identificação do Agente do Crime”.

Curso Intensivo de Criminologia pelo Instituto CRIAP.

Coautor do livro: “Contra-Ordenações Rodoviárias”.

indaleciosousa@aslawyers.pt